top of page

Como Prevenir a Trombose em Viagens Aéreas

É comum que viajantes tenham questões sobre trombose em vôos longos. Por isso, copilamos o texto cedido gentilmente pela Dra. Débora Costa aos passageiros da Renova Turismo. O texto abaixo é parte da matéria postada no blog da Clínica Ortopédica e Vascular. Leia e fique por dentro desse assunto.


Mais de 3,5 bilhões de pessoas fazem viagens aéreas em todo o mundo e o Brasil faz parte dessa estatística. Portanto vem ocorrendo um aumento das intercorrências médicas relacionadas às viagens aéreas, especialmente aquelas consideradas de longa distância. Dentre elas se destaca o tromboembolismo venoso (trombose e embolia pulmonar).


Como podemos nos prevenir então?


Geralmente o ar condicionado pode contribuir para melhorar a umidade do ar; aumentar a ingestão de água e sucos, evitando-se bebidas alcoólicas, café e chá; atentar-se para a necessidade de se levantar e andar pelo avião bem como movimentar vigorosa e regularmente os pés; preferencialmente sentar-se ao lado do corredor; uso de meias de compressão elástica que contribuem muito para a não ocorrência de tromboses, especialmente aquelas com sintomas discretos, e naqueles pacientes com indicações precisas, como as trombofilias, faz-se uso de medicações chamadas anticoagulantes nas horas que antecedem as longas viagens aéreas.


Entretanto cada indivíduo é único e por isso deve ser avaliado cuidadosamente pelo cirurgião vascular a fim de que receba as corretas orientações visando a profilaxia do tromboembolismo venoso (trombose e/ou embolia pulmonar).


Dra. Débora S Costa. Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(1990) e Residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular Periférica (1991-1994), no Hospital Celso Pierro da Puc de Campinas. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular e Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, vem se especializando no tratamento das alterações funcionais da circulação venosa (varizes e suas complicações) como também no tratamento das alterações estéticas (FLEBOESTÉTICA), através dos mais atuais tratamentos como escleroterapia, espuma densa ecoguiada, laser transdérmico e método Clacs, além de tratamentos cirúrgicos como microcirurgia de varizes e ablação a laser (Cirurgia Endovascular). Fascinada pelos tratamentos estéticos, atua na área de Medicina Estética Facial e Corporal com o objetivo de promover o rejuvenescimento da pele através de procedimentos como laser, toxina botulínica, preenchedores, fios de sustentação, peelings e rejuvenescimento das mãos.Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(1990) e Residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular Periférica. (1991-1994), no Hospital Celso Pierro da Puc de Campinas. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular e Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, vem se especializando no tratamento das alterações funcionais da circulação venosa (varizes e suas complicações) como também no tratamento das alterações estéticas (FLEBOESTÉTICA), através dos mais atuais tratamentos como escleroterapia, espuma densa ecoguiada, laser transdérmico e método Clacs, além de tratamentos cirúrgicos como microcirurgia de varizes e ablação a laser (Cirurgia Endovascular). Fascinada pelos tratamentos estéticos, atua na área de Medicina Estética Facial e Corporal com o objetivo de promover o rejuvenescimento da pele através de procedimentos como laser, toxina botulínica, preenchedores, fios de sustentação, peelings e rejuvenescimento das mãos.


Você pode ler a matéria na íntegra clicando aqui.


Quer agendar uma consulta com um Médico Vascular?

Clínica Ortopédica e Vascular

Dr. Kennedy Costa e Dra. Débora Costa

Av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 540

Nova Campinas - Campinas/ SP

covjesuino540@gmail.com

+55.19.3243.9192

951 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page