top of page

Inesquecível Mar da Galiléia!

Atualizado: 15 de mar. de 2022


Ah, que delícia falar do Mar da Galiléia! Só quem já respirou o frescor de suas orlas conhece a alegria e a emoção de estar onde Cristo desenvolveu a maior parte do seu ministério.

Sim, sempre que chego à Galiléia e avisto o seu famoso lago, imagino Jesus sentado numa pedra qualquer em uma das montanhas ao redor a admirar, como eu, aquele deslumbrante panorama, quem sabe com pescadores a puxar redes cheias de peixes ou preparando seus barcos nas margens. Para os cristãos, o Mar da Galiléia sempre faz recordar aquEle galileu que andou sobre suas águas.

Orla do Kinneret em Primazia de Pedro

Jesus saiu dali e foi para a beira do mar da Galiléia. Depois subiu a um monte e se assentou. Mateus 15:29

Diferente do que muitos pensam, o Mar da Galiléia é um lago de água doce alimentado pelo rio Jordão, rio esse que também é seu efluente seguindo para o Mar Morto. O lago fica na Galiléia, norte de Israel, duzentos e trinta metros abaixo no nível do mar. Apesar de ser grande, 166 km2 e 19km X 13 km na maior extensão, está longe de ser um mar de águas salgadas e areias brancas. Provavelmente um erro na tradução ou interpretação da Bíblia fez com que ficasse mundialmente famoso como mar ao invés de lago.

A Renova Turismo é reconhecida por hospedar seus peregrinos nos melhores e mais bem localizados hotéis da Terra Santa. Não poderia ser diferente na Galiléia e você poderá despertar em Tiberíades, num hotel às margens do Mar da Galiléia para desfrutar um delicioso café da manhã enquanto admira o lago e as montanhas ao redor. Tirei a foto abaixo enquanto apreciava desjejum matinal com meu pai, que tal?

Vista do Kinneret a partir de um restaurante de hotel

Outro engano comum é achar que o Mar da Galiléia aparece apenas no Novo Testamento com Jesus e os discípulos. Ele sempre foi importante geograficamente, inclusive como referência na divisão da Terra Prometida entre as doze tribos de Israel. Além disso, historicamente o Kinneret desempenhou o importante papel de ser a maior reserva de água potável do país. Hoje, Israel dessaliniza grande parte da água consumida.

Via Maris em Cafarnaum


Isaías profetizou o ministério de Jesus na Galiléia, inclusive mencionando a “Via Maris” que vem do Egito pelo Mediterrâneo e sobe por Cafarnaum a caminho de Damasco.




Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galiléia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão. O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz.Isaías 9:1,2

Kinneret, a Harpa da Galiléia foto do Satélite

Para encontra-lo no Velho Testamento, basta procura-lo como os israelitas ainda hoje o chamam: Kinneret, que significa harpa, porque o lago tem a forma aproximada desse instrumento musical. O Kinneret também é conhecido como:

Kinneret ou Quinerete

E este limite descerá desde Sefã até Ribla, para o lado do oriente de Aim; depois descerá este termo, e irá ao longo da borda do mar de Quinerete para o lado do oriente. Números 34:11

Lago de Genesaré

E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; Lucas 5:1

Mar de Tiberíades

Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim: João 21:1

As peregrinações à Terra Santa, obrigatoriamente passam pela Galiléia e pelo seu famoso lago. Os sites mais visitadas na orla do Kinneret durante as peregrinações são:

Tiberíades, cidade importante para a religião judaica e atualmente hospeda muitos peregrinos.

Magdala, escavada recentemente, possui ruínas de uma sinagoga do tempo de Cristo.

Betsaida, ruína da cidade amaldiçoada por Jesus.

Tagba, onde Jesus multiplicou pães e onde ocorreu a grande pescaria.

Primado de Pedro, onde Jesus ordena Pedro para apascentar suas ovelhas.

Monte das bem-aventuranças, onde Jesus proferiu seu famoso discurso.

Genesaré, onde vemos um barco do primeiro século encontrado no Mar da Galiléia.

Cafarnaum, a ”cidade de Jesus”, o “quartel general” de Jesus e seus discípulos.


Peixe de Pedro às margens do Kinneret

Além desses sites, a Renova leva seus amigos para comer o “peixe de Pedro”, uma deliciosa Tilápia, às margens do Mar da Galiléia onde tantas vezes o pescador Pedro lançou suas redes.

Passeio de barco no Kinneret

O passeio de barco pelo Kinneret com música judaica e hasteamento da bandeira Brasileira, além de lindo, é outra atração emocionante e imperdível. Como não imaginar que alguns discípulos pescaram ali, viram as mesmas montanhas ao redor do lago e que Jesus caminhou naquelas águas?

O passeio dura tempo suficiente para admirar as aves, as montanhas e cidades, as famosas colinas de Golã, o movimento das águas; tempo para meditar, orar e se emocionar com a natureza ímpar e a lembrança das histórias de Jesus.

Orla do Kinneret

Durante a visitação no Primado de Pedro, os peregrinos costumam, andar descalços em uma das praias do Mar da Galiléia. É a chance perfeita para subir as barras da calça e caminhar nas águas famosas que Jesus costumava visitar.


Banho no Kinneret

Uma dica bacana para quem quer uma experiência mais íntima com o Mar da Galiléia é aproveitar um final de dia, após o retorno para o hotel em Tiberíades, para descer e banhar-se no Kinneret, contemplando as Colinas de Golã. É uma experiência sensorial memorável com esse lago tão importante para a fé cristã.

Passeio noturno em Tiberíades

Outra dica bacana é aproveitar a noite em Tiberíades para caminhar na orla do Mar da Galiléia. Não deixe de desbravar essa região maravilhosa, cheia de turistas e lojas. Durante a noite, é uma delícia passar algumas horas observando as luzes das cidades ao redor do lago, enquanto ouve o barulho de suas águas a bater nos píeres. As ruas de Tiberíades estão cheias de construções e ruínas muito antigas.

E, por fim, encerro essa matéria, agradecendo à Renova Turismo, na pessoa do meu amigo Alex Alves, por proporcionar-me uma das maiores honras e alegrias da minha vida que foi pregar algumas palavras de Jesus às margens do Mar da Galiléia assim como o Mestre fez em muitas ocasiões. Lá, enquanto falava, olhei para o lago onde o Senhor realizou milagres e ensinou e pude imagina-Lo a andar por ali com seus amigos. A gratidão e a emoção foram tão intensas que me foi difícil controlar as lágrimas. Jamais me esquecerei desse dia na Terra Santa, no Mar da Galiléia e você que é pastor ou líder religioso também pode ter esse privilégio em Israel. Monte um grupo de peregrinação com a Renova Turismo e conte para nós onde você gostaria de pregar!

Pregando na orla do Kinneret

Algumas menções bíblicas do Mar da Galiléia.

Números 34:11 – Kinneret descrito nos limites da Terra Santa

Josué 11:2 – O rei de Hazor convocou Reis da região para guerrear contra Israel no Kinneret

Josué 13:27 – Kinneret, herança aos filhos de Gade

1 Reis 15:20 – Ben Hadade combateu as cidades de Israel no Kinneret

Mateus 14:25–Jesus chama Pedro e André no Mar da Galiléia

Mateus 15:29 – Jesus assentou-se no monte ao pé do Mar da Galileia

Mateus 4:18 – Jesus anda sobre o Mar da Galiléia

Mateus 8:24 – Jesus acalma o Mar da Galiléia

Mateus 4:13 – Jesus desce à Cafarnaum

Mateus 17:27 – A moeda dentro do peixe no Mar da Galiléia

Marcos 4:1 – Jesus prega do barco no Mar da Galiléia

Marcos 5:1 – Libertação do gadareno às margens do Mar da Galiléia

Marcos 5:13 – A manada de porcos cai no Mar da Galiléia

Marcos 7:31 – Jesus no Mar da Galiléia

João 6:1 – Jesus atravessando o Mar da Galiléia

João 21:1 – Jesus aparece no Mar da Galiléia depois de ressuscitar




1.217 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page