top of page

Subterrâneos de Jerusalém: A Tumba dos profetas no Monte das Oliveiras


Subindo o Monte das Oliveiras até o alto pela rua que ladeia o grande Cemitério Judeu, você chegará a uma escadaria (ver foto abaixo). Aos pés dessa escadaria há um local histórico e de muita importância, mas que poucos peregrinos conhecem ou sequer ouviram falar.

Uma placa indica que dentro da propriedade privada, uma família, gentilmente e sem custo algum, abre seus portões pra que os peregrinos conheçam um complexo de túmulos subterrâneos escavados manualmente na rocha do monte há 2500 anos.

A tradição diz ser esse o local de sepultamento de alguns dos profetas bíblicos Ageu, Malaquias e Zacarias.

A tumba é bem escura. Conta apenas com a iluminação de uma única vela em sua entrada. Apesar de pequeno, a forma em labirinto faz com que partes desse cemitério sejam acessíveis apenas sob a luz de uma lanterna.

Na grande sala de entrada, está fixado na parede um pequeno mapa da tumba. Explorando o seu interior podemos ver cinquenta nichos escavados nas paredes onde os corpos eram depositados e selados.

Foto: Felipe Silva

Diferente de muitos dos sites da Terra Santa, esse ancião complexo de tumbas não sofreu modificações nem possui nenhuma construção religiosa. Então é bem provável que seja uma fotografia autêntica do tempo dos profetas bíblicos.

Dentro, no profundo da rocha, sem luz e sabendo tratar-se de uma tumba, confesso que a sensação é bem fúnebre. Mas isso não muda a importância e a satisfação de conhecer um lugar tão antigo e importante da Terra Santa. Sim, vale muito a pena!

É importante você saber que por se tratar de uma propriedade particular, eles fecham na hora do almoço. Subimos o Monte das Oliveiras cerca de 12:20h e, apesar da propriedade estar aberta, o portão da tumba encontrava-se trancado.

Então, resolvemos visitar a Capela da Ascenção e almoçar num pequeno restaurante árabe com vista para a cidade velha. Retornamos as 13:40 e a tumba já podia ser visitada. Passamos 20 minutos ali dentro, tempo suficiente para conhecer e fazer muitas fotografias.

Dr. Felipe Silva

Cliente da Renova Turismo desde 2012

839 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page