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Tel Dan vai surpreender você!

Atualizado: 27 de jan. de 2021

Sem dúvida Tel Dan é um dos locais mais importantes para a arqueologia bíblica. As primeiras escavações aconteceram entre 1966 e 1990. E a segunda fase de escavações começaram em 2005 e permanecem até hoje.


Apesar de levar o nome de um dos filhos de Israel, a história de Dan remonta ao Neolítico, cerca de 5000 a.C. . No tempo dos cananeus o local era chamada Laish ou Leshem e é mencionado assim em diversos relatos de conquistas egípcios, sírios e iraquianos.


Tel Dan

A primeira vez que a cidade é mencionada na Bíblia é em Gênesis 14:14. “Quando Abrão ouviu que seu parente fora levado prisioneiro, mandou convocar os trezentos e dezoito homens treinados, nascidos em sua casa, e saiu em perseguição aos inimigos até Dã.”


Além das muralhas, ídolos de barro e metal e um altar canaanita, foi escavado em Dan o portal da cidade que Abrão conheceu e, provavelmente, adentrou. Esse portão é considerado o Portão Arqueado mais antigo do mundo. Datado do século 18 a.C. e ladeado por duas torres de 7 metros de altura, o portal de arcos triplos com 2,4 metros de diâmetro foi totalmente construído em tijolos de barro e tem resistido por quatro milênios.

E quando a tribo de Dan entra na jogada? Em Josué 19.40-46, vemos que, na divisão da Terra, Dan fica com um território na planície costeira de Israel e não no extremo norte. Na sétima vez, a sorte saiu para Dã, clã por clã. O território da sua herança abrangia: Zorá, Estaol, Ir-Semes, Saalabim, Aijalom, Itla, Elom, Timna, Ecrom, Elteque, Gibetom, Baalate, Jeúde, Bene-Beraque, Gate-Rimom, Me-Jarcom e Racom, e a região defronte de Jope.


Divisão do Reino Original com Dan na Planície Costeira.

Mas, ali viviam os filisteus, povo com tecnologia bélica avançada. Então os versículos 47 e 48 nos contam que a tribo de Dã teve dificuldade para tomar posse do seu território. Por isso atacaram Lesém, conquistaram-na, passaram-na ao fio da espada e a ocuparam. Estabeleceram-se em Lesém e lhe deram o nome de Dã, por causa do seu antepassado. Essas cidades com os seus povoados foram a herança da tribo de Dã, clã por clã.


Uma parte da tribo ainda dominou e assentou-se numa pequena região do território sorteado. Inclusive Sansão fazia parte dos que ficaram. Mas, outra parte da tribo procurou outro lugar além da Terra estabelecida por Deus, enviando espias. Os cinco homens partiram e chegaram a Laís, onde viram que o povo vivia em segurança, como os sidônios, despreocupado e tranqüilo, e que gozava prosperidade, pois a sua terra não lhe deixava faltar nada. Viram também que o povo vivia longe dos sidônios e não tinha relações com nenhum outro povo. Quando voltaram a Zorá e a Estaol, seus irmãos lhes perguntaram: "O que descobriram? " Eles responderam: "Vamos atacá-los! Vimos que a terra é muito boa. Vocês vão ficar aí sem fazer nada? Não hesitem em ir apossar-se dela. Chegando lá, vocês encontrarão um povo despreocupado e uma terra espaçosa que Deus pôs nas mãos de vocês, terra onde não falta coisa alguma! " Juizes 18:7-10


Divisão do Reino com Dan ocupando a cidade de Laish

A parte superior das muralhas que vemos hoje foram refeitas pelos israelitas, mas toda a parte inferior tem mais de 3400 anos e já estava ali quando os damitas chegaram em 1370 a.C. .

Dan foi uma tribo que adorava ao Deus de Abraão e também aos deuses locais numa espécie de sincretismo religioso que misturava levitas e ídolos. Há um altar pagão em frente a porta da cidade que jamais foi destruído. Eles nunca foram fiéis à religião de Moisés. Aliás nem mesmo a família do grande Moisés resistiu à idolatria de Dan. Deram à cidade anteriormente chamada Laís o nome de Dã, em homenagem a seu antepassado Dã, filho de Israel. Eles levantaram para si o ídolo, e Jônatas, filho de Gérson, neto de Moisés, e os seus filhos foram sacerdotes da tribo de Dã até que o povo foi para o exílio. Ficaram com o ídolo feito por Mica durante todo o tempo em que o santuário de Deus esteve em Siló. Juizes 18.29-31



Dan ficou marcada numa expressão que aparece várias vezes na Bíblia: ‘de Dan até Berseba”. Sempre que o escritor queria se referir à toda extensão do reino unido de Israel usava essa expressão. Veja só esse exemplo: Todo o Israel, de Dã até Berseba, reconhecia que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor. I Samuel 3:20.


Uma parte importante dos achados arqueológicos diz respeito ao Reino dividido. Após a morte de Salomão, Jeroboão retorna do exílio no Egito e divide o reino que estava nas mãos de Roboão, filho de Salomão e péssimo rei.


Jeroboão consegue reunir dez tribos sob seu comando e Deus promete abençoa-lo como fez com a casa de Davi, mas com a condição ide ser fiel como Davi havia sido. Acontece que Jerusalém ficava no Reino do Sul, em Judá. E nela estava o Templo, único lugar permitido por Deus para adoração e sacrifício. Assim, Jeroboão temeu que, ao descer todos os anos para celebrar as festas e fazer o sacrifícios, o povo de Israel se voltasse contra el