O Monte das Bem-Aventuranças está situado na Galileia, no platô de Corazim, à meia distância entre Cafarnaum e Tabgha (cerca de três quilômetros entre cada cidade), e em frente ao Mar da Galileia.
Apesar de ser uma colina com 155 metros de altitude em relação ao Mar da Galileia, o também chamado Monte das Beatitudes está 58 metros abaixo do nível do mar.
Considerado o lugar tradicional do famoso discurso de Jesus e é visitado por peregrinos há 1600 anos. Em um lado de seus declives existe ainda uma antiga caverna, hoje chamada de Mughara Ayub, sobre cujo teto acredita-se que Jesus subiu para proferir o famoso discurso.
No topo da colina há um monastério de freiras franciscanas na belíssima propriedade da Igreja Católica Romana.
O lugar é um grandioso, belíssimo e bem cuidado jardim, realmente pensado nos cristãos que desejam relembrar e meditar com tranquilidade sobre as importantes e tão atuais palavras de Jesus Cristo.
Além de muitas rosas e flores, há diversos ângulos de uma vista convidativa para a contemplação Mar da Galileia e regiões circundantes.
Do alto dessa pequena colina é possível avistar o Monte Arbel com Magdala aos seus pés e o antigo caminho para Caná e Nazaré, percorrido muitas vezes pelo Mestre e seus discípulos.
O local tem vários locais para culto e leitura do sermão de Jesus. Alguns são mais naturais, onde as pessoas se sentam sobre as pedras e a grama, e outros semelhante à edículas com assentos e um tribuna.
A atual igreja foi concluída em 1938 sobre ruínas de um antigo templo cristão bizantino do século IV que foi usado até o século VII. O projeto moderno é do famoso arquiteto italiano Antonio Barluzzi, que assina diversas outras igrejas em Israel.
O templo é octogonal, uma referência arquitetônica as oito bem-aventuranças do discurso de Jesus. Dois papas já celebraram missa nessa igreja, Paulo VI e João Paulo II.