Viagem em grupo? 63 DICAS pra você!


Viajar é uma delícia. Viajar em grupo com a Renova Turismo é um conforto só. Nesse tipo de roteiro muitas das preocupações e chatices de viajar sozinho, como em aeroportos e hotéis, são resolvidas pela equipe da agência e pelo tour leader que acompanha o grupo durante todos os dias da viagem.

Assim, você se “concentra” em curtir os passeios. Além disso sempre é muito melhor compartilhar com amigos as experiências religiosas, gastronômicas, emocionais, as belezas naturais, culturais, o conhecimento e a história.

 

É claro que viajar em grupo é um pouco diferente do que viajar sozinho. É por isso que preparamos algumas orientações e dicas.

01 Veja mapas e documentários a respeito dos destinos. Isso permitirá que você se situe mais rapidamente e aproveite muito mais, compreendendo e vivenciando melhor cada local.

02 Verifique o que está ou não incluído no roteiro do seu grupo. Você encontra essas informações no verso de todos os nossos folders de roteiro e no site.

03 Faça um planejamento financeiro por dia. Veja que tipo de despesas poderá ter e calcule possíveis gastos com alimentação não incluída, lembrancinhas, sorvetes, bebidas, eletrônicos e outras coisas que deseja adquirir nos destinos. Cuidado para não gastar tudo nos primeiros dias. Atenção para o limite de compras que a Receita Federal no Brasil permite trazer que é de seiscentos dólares.

04 Verifique se o seu destino requer a imunização por alguma vacina. Quer saber mais sobre vacinas? Clique aqui.

05 A Renova Turismo fornece uma um porta-dólar para transporte seguro de dinheiro e passaporte durante os passeios. Usado sob a roupa, esse acessório é muito seguro.

Porta-dólar Renova Turismo

06 Compre a moeda corrente no destino com antecedência. Assim, além de conseguir melhores taxas, não correrá o risco de ficar sem dinheiro, pois as agências de câmbio precisam de agendamento. Tente levar dinheiro trocado para evitar ao máximo precisar de troco.

07 No exterior são aceitos apenas cartões internacionais. Se ainda não possui e deseja levar um cartão, converse com seu gerente a respeito. Ainda em relação à cartão de crédito, é muito importante você entrar em contato com seu banco através da gerência, app ou telefone para informar os dias e regiões que serão visitadas. Caso contrário, para a sua segurança, o banco impedirá que sejam realizadas compras no exterior. Informe-se também a respeito de possíveis taxas e impostos.

08 Leve uma caixa ou pequenas embalagens com lenços humedecidos. Eles podem ser bastante úteis em viagens longas de avião ou situações em terra.

09 Bagagem é um assunto sério e todas as regras devem ser lidas e obedecidas para evitar aborrecimentos e prejuízos. Por exemplo, será permitida uma única mala de viagem, por pessoa com no máximo 23 kg e outra de mão com no máximo 10 kg, além de uma pequena bolsa ou mochila. Quer saber tudo sobre malas e bagagens? Clique aqui.

Arrumando as malas

10 Confira a voltagem elétrica dos locais a visitar e se seus carregadores são bivolt.

11 Leve pilhas e baterias suficientes para a sua necessidade diária, pois não é possível parar para recarregar ou procurar locais que vendam esse tipo de acessório.

12 Clique aqui.Informe-se a respeito do clima e de quais roupas e calçados são apropriados para o seu roteiro. Em geral bonés, chapéus e óculos são bem-vindos, além de um tênis confortável e apropriado para caminhar o dia todo em terrenos disformes. Quer saber mais sobre o clima de Israel e do mundo?

13 Não se esqueça de verificar se o seu roteiro pede roupas de banho. Em geral os hotéis oferecem piscinas e muitos roteiros passam por rios e cachoeiras como as quedas d’água de Ein-Gedi, o rio Nilo, o Mar Vermelho, o Mar Morto e o Rio Jordão.

14 Em igrejas não é permitido roupas acima dos joelhos e ombros ou barriga descobertos. Você pode adequar sua mala à essa regra ou preparar um “kit igreja”com algo que cubra pernas, ombros e barriga, tipo xales e saias longas com elástico.

15 Se você possui algum problema de saúde, necessidade especial ou alergia avise a agência, o tour leader e seu parceiro de quarto. É prudente portar estas informações num pequeno cartão junto a seus pertences pessoais, assim como telefones e e-mail de familiares.

16 Caso algum familiar precise falar urgentemente com você e não esteja conseguindo de forma direta, deve entrar em contato com a agência em Campinas ou no hotel onde estivermos à noite.

17 Peça para seus parentes e amigos curtirem e seguirem a Fanpage da Renova Turismo no facebook para acompanharem sua viagem, visualizando as fotos do seu grupo postadas por nossa equipe.

Fanpage Renova Turismo

18 Fique atento sobre data, local e hora de saída do seu grupo. Alguns saem da agência, outros da igreja, outros ainda de postos de serviço nas estradas. Confira com seu líder religioso ou na agência.

19 Na viagem em grupo, é feito um bloqueio de assentos pela companhia aérea. Portanto, dificilmente conseguimos escolher o lugar dentro da aeronave. Tenha paciência e procure acertar os lugares com outros do seu grupo. Lembrando que todas as necessidades especiais médicas e gastronômicas devem ser avisadas à agência com o máximo de antecedência para que sejam pedidos assentos especiais, comida especial e, se for necessário, apoio nos aeroportos do tipo com cadeira de rodas ou carros elétricos.

20 Dentro do avião é importante movimentar-se de tempos em tempos para aliviar o cansaço e evitar problemas circulatórios.

21 Pode ser que na chegada ao país de destino, ainda durante o voo, cada um preencha um formulário com perguntas. Se precisar, o tour leader pode te ajudar.

22 Nos controles das polícias locais dentro dos aeroportos é imprescindível ter paciência e atenção ao tour leader. Fale sempre a verdade. Se não fala fluentemente o inglês ou o idioma perguntado diga que não fala nada, assim evitamos mal entendidos, apuros ou suspeitas. Isso só traria aborrecimento e atraso. Permaneça tranquilo e sério, evitando brincadeiras, risadas e gesticulação que chamem a atenção da segurança. Lembre-se que há câmeras e policiais por todos os lados. Não fique desesperado e tenha cuidado com imediatismo.

23 Procure usar perfumes leves, para evitar problemas e conflitos, já que é comum haver pessoas alérgicas em um grupo.

24 Prepare sua Mochila Diária com protetor solar, boné, água, remédios, higiene bucal, uma toalha pequena, óculos escuros, o “kit igreja”, gomas de mascar, petiscos e o que for necessário para seu dia-a-dia. Fique atento às orientações a respeito do vestuário necessário para o dia seguinte.

25 Evitar levar e expor objetos de valor. E, estando no hotel, prefira guarda-los no cofre. Verifique sempre se o mesmo está trancado.

26 Não deixe bolsas e pertences descuidados sob o risco de serem furtados.

27 Durante um roteiro em grupo, as coisas são diferentes da sua casa. Horários, alimentação, esforço físico. Seja paciente, observe os horários, seja sensato e inteligente, sempre colaborando positivamente com o grupo e pensando no coletivo.

28 Procure não fazer nada fora do grupo para evitar problemas. Se precisar se afastar ou resolver ficar no hotel, avise o tour leader.

29 Cuidado com excesso de conversa, piadas e brincadeiras inoportunas. Lembre-se que muitas pessoas querem ouvir as explicações dos guias e curtir intensamente cada local.

30 Nos hotéis, o guia ou o tour leader vai distribuir as chaves e explicar sobre horários, restaurantes, elevadores e tudo o que for importante. Além disso ficará alguns minutos no hall do hotel para o caso de precisar resolver algo. Seja paciente e solidário.

31 Via de regra, cada quarto possui duas chaves eletrônicas. Na maioria dos quartos, é necessário que a chave fique conectada à um suporte na parede de entrada para que a energia elétrica seja ligada. Ao retirar a chave do suporte, a energia elétrica do quarto desliga, então tenha cuidado para não deixar celulares e baterias carregando nesta situação.

32 Nos hotéis, se puder, procure ajudar outros quanto à bagagem, localização de quarto e refeitório e banheiros. Quando agimos como um time tudo é melhor.

33 Dentro do quarto, seja respeitador. Faça silêncio, seja parceiro, não vá tomando posse do que é melhor ou queira levar vantagem em tudo. Além disso, tenha cuidado com a higiene e limpeza geral, principalmente no banheiro. Coloque-se sempre no lugar do outro.

34 Cuidado ao usar as banheiras, tombos e queimaduras são comuns.

35 Procure descansar bem em cada noite, evitando as redes sociais ou passeios longos, pois os dias são bem intensos.

36 Se for sair sozinho avise o tour leader e leve um cartão do hotel, o que facilita na hora de pedir um taxi para retornar.

37 É preferível que mulheres saiam em grupo ou acompanhadas.

Saindo em grupo em Jerusalém

38 Apesar de solicitarmos aos hotéis o serviço de despertar, acerte o seu celular ou relógio para despertar na hora estipulada pelo guia ou tour leader.

39 Se você precisa de muito tempo pela manhã, seja para um banho longo ou para um café demorado, acorde bem mais cedo. Cada um deve ter consciência de suas próprias necessidades e velocidade para não prejudicar o grupo.

40 Em grupo, sempre é necessário e fundamental que todos abram mão de algumas comodidades e facilidades sem reclamar.

41 Comprometa-se em “cuidar” de quem está ao seu lado, por exemplo nas chamadas para embarque, para carregar malas, indicar um banheiro ou no ônibus, conferindo a presença dos colegas em poltronas próximas.

42 Beba bastante água. Evite deglutir água de torneiras e chuveiros. Procure comprar água engarrafada e de locais indicados pelos guias.

43 Ao alimentar-se, cuidado com os excessos e as comidas muito condimentadas, gordurosas e desconhecidas.

Comida Israel

44 Ande com seu passaporte original, dinheiro, cartão de crédito e número do seguro saúde guardados no porta-dólar. Verifique regularmente a presença desses ítens junto de você, como antes de descer e subir do ônibus ou antes de sair de lugares.

45 Evite o confronto ideológico, político, religioso e também colocar em dúvida ou ridicularizar as falas de guias e de outras pessoas do grupo.

46 É possível que um ou outro lugar sejam alterados ou mesmo cancelados devido a reformas, filas intermináveis ou outras razões justas, para que o roteiro possa seguir normalmente. Ocorrendo o fato, avaliaremos se vale a pena esperar, cancelar ou alterar o horário da visita em questão.

47 Cuidado com as lojinhas. Respeite as orientações do guia e do tour leader, pois atrasos com compras fora do roteiro podem arruinar ou mesmo inviabilizar a visita de todos os locais programados.

48 Escute as dicas dos guias em relação ao melhor local para comprar, mas se gostar demais de algo, compre. Pode ser que não encontre esse item em outro lugar e será impossível voltar. Pondere e assuma o risco de comprar e pagar mais caro ou procurar mais barato e ficar sem o produto.

49 Não demore muito em banheiros, nas