top of page

Arrumando as malas. Saiba tudo!


Arrumar as malas para viajar é uma alegria. Entretanto, podem surgir dúvidas e chateação. Para uma viagem internacional sua bagagem precisa cumprir algumas condições definidas pelas companhias aéreas e pela segurança dos aeroportos.

Dicas e bagagem despachada

1. Leia os avisos entregues pela agência e procure no site da sua companhia aérea os regulamentos a respeito de peso, volume e conteúdo. O valor do quilo excedido é bem caro. Em geral, você terá direito de levar duas malas para despachar com no máximo 23 quilos cada uma. Já na cabine do avião, você poderá levar uma mala de mão pequena pesando no máximo 10 quilos. As companhias aéreas mudam frequentemente essa questão de malas, portanto, a Renova Turismo está sempre checando essa informação para você

2. Dependendo do roteiro, a franquia de mala do voo interno é reduzida, sendo possível despachar apenas uma mala de até 23 quilos e uma de mão de 8 quilos. Portanto, caso tenha que comprar algum voo doméstico antes de chegar ao aeroporto de saída do voo internacional, é importante checar as franquias de bagagem do voo nacional e evitar pagar multas por excesso de bagagem. Cuidado também com o tempo de conexão, geralmente nesses voos você terá que pegar sua bagagem e realizar um novo check-in, despachando as bagagens novamente. Com certeza isso leva um bom tempo. Se você está viajando com a Renova Turismo, avisaremos tudo isso para você.

3. Uma boa dica é comprar uma balança de mão para malas. Esse item é barato e alivia o estresse de ficar na dúvida sobre o peso da sua mala.

4. Se ainda vai comprar sua mala, fique atento.

a. Invista numa mala moderna feita de materiais ultraleves e resistentes. Quanto mais leve sua mala, melhor será, já que existe limite de peso no transporte aéreo. Existem malas incrivelmente leves e duráveis, elas custam mais, mas vale cada centavo investido, acredite.

b. Rodinhas que giram 360º facilitarão muito a mobilidade, acredite, faz diferença.

5. Remova todas as etiquetas de viagens anteriores, pois elas confundem os leitores digitais do aeroporto que podem enviar sua bagagem para outro destino que não o seu. Etiquetas de viagens anteriores são a maior causa de extravio de bagagem

6. Faça uma lista de itens por categoria. Isso é fantástico para não esquecer nada importante. Separe por categoria como higiene, medicamentos, eletrônicos, etc. Usar aplicativo de smartphones é uma ótima ideia.

7. Leve apenas o necessário. A MELHOR MALA É A MAIS LEVE. Mala pesada é um verdadeiro transtorno em viagens internacionais. Lembre-se que terá que carrega-la pelos aeroportos e também pelos hotéis, as vezes com pressa. Além disso, uma mala com itens demais dificulta na hora de achar algum item.

8. Ainda sobre o que levar, saiba como estará o clima de onde você vai estar e escolha roupas de acordo. Lembre-se das conexões e city tours em locais com climas muito diferentes. Você pode fazer uma conexão longa com city tour em Londres com 1ºC e depois pousar no Egito com 37ºC.

9. Leve roupas que podem ser usadas mais de uma vez, combinando-as com outros itens.

10. Embale os sapatos em sacos plásticos para não sujar as roupas.

11. Itens que podem vazar e molhar sua mala, devem ser acondicionados em sacos do tipo Zip Lock

12. Leve sacos plásticos para armazenagem de roupas sujas.

13. Separe tudo que vai levar sobe a cama para facilitar a visualização de itens que estão faltando ou que são desnecessários.

14. Ajeite os itens mais delicados por cima.

15. Coloque os itens mais pesados na base próxima às rodinhas, isso vai estabilizar sua mala, evitando que fique tombando quando este em pé.

16. Organize os itens em pequenas bolsas ou nécessaires. Separe por categoria. Carregadores, cabos e baterias em uma, itens de higiene e beleza em outra, medicamentos em outra, meias e roupas íntimas em outra e assim por diante.

17. Dobre e depois enrole as roupas, pois assim elas ocupam menos espaço, amassam menos e fica mais fácil procurar por itens. Outra maneira de levar as calças é coloca-las em baixo de tudo, deixando as pernas para fora da mala. No final da arrumação, dobre as pernas para dentro sobre tudo.

18. Etiquete todas as suas malas com o nome completo, e-mail e telefone. Não coloque seu endereço, pois gente mal-intencionada pode enviar drogas e ilícitos para lá ou inseri-los na sua bagagem e depois te procurar para resgata-los.

19. Já no destinos, estique as roupas do próximo dia na noite anterior, assim elas já vão desamassando. Outra dica bacana, é coloca-las esticadas em um cabide dentro do banheiro durante o banho, pois o vapor do chuveiro também ajuda a desamassar.

20. Leve adaptadores para tomadas. Existem alguns modelos internacionais que são ótimos.

Adaptador de tomada internacional

21. Para transportar itens delicados comprados durante a viagem, você pode enrola-los nas roupas usadas.

22. Outra dica bacana é usar kit de vácuo. São sacos próprios com uma pequena bomba manual que pode reduzir o volume das roupas em até 3 vezes.

23. Amarre um lenço ou fita para facilitar a visualização de sua mala em esteiras e ônibus. Isso também ajuda a diferencia-la de malas parecidas.

24. Comprar protetores de mala ou contratar daqueles serviços de embalagem de mala que existem nos aeroportos é uma boa ideia para proteger sua mala de pequenas avarias e sujeira. Uma dica para você economizar é levar um rolo pequeno de plástico filme para você mesmo passar em sua mala.

Mala de mão

1. Fique atento sobre os itens proibidos na bagagem de mão, caso contrário serão confiscados na segurança dos aeroportos. Muitos objetos devem obrigatoriamente ser colocados na bagagem de despacho, como frascos a partir de 100ml e objetos pontiagudos e cortantes.

2. Líquidos e cremes devem conter menos de 100ml e estar acondicionados em sacos plásticos transparentes, mesmo que contenham menos que o indicado na embalagem. Uma boa dica é comprar Kits de viagens e e envasar os produtos neles.

3. Itens de valor, dinheiro, câmeras e documentos devem ser armazenados na bagagem de mão. Coloque seu passaporte e cartão de crédito em um porta-passaporte e armazene em lugar seguro e de fácil acesso. Dinheiro, guarde no porta-dólar.

4. Se seu trajeto tem conexão, você receberá dois cartões de embarque. Assim que usar o primeiro, guarde-o em local separado para evitar confusão na hora de usar o segundo.

5. Em conexões internacionais, geralmente a bagagem vai do país de origem direto para o destino, ou seja, você não terá contato com sua mala despachada no aeroporto da conexão.

6. Arrume uma troca de roupas e alguns itens de primeira necessidade, como desodorante, pente e itens de higiene bucal na mala de mão. Além de ser fundamental no caso de imprevistos, como a perda de um voo, essa ação ajuda com o peso da mala que será despachada.

7. Um agasalho, medicação analgésica, para enjoo e para dormir também são bem-vindos na mala de mão.

8. Leve carregador de celular e também power bank na mala de mão.

9. Outra dica bacana, é levar lencinhos umedecidos para compensar a falta de banho durante viagens longas e com conexões.

10. Leve medicamentos em dobro, dividindo-os entre a mala despachada e a de mão, assim, seja qual for o imprevisto, ainda terá o suficiente durante a viagem.

11. Se você usa lentes de contato, é bom levar um ou dois pares a mais e um porta-lentes com o líquido para o caso de precisar tira-las.

Baggage claim, retome sua bagagem despachada

A momento da esteira de bagagem traz muita ansiedade. A expectativa de ter sua mala extraviada ou danificada é muito desagradável. Se isso acontecer, jamais deixe a área de desembarque, antes de preencher os formulários necessários e acionar o seguro viagem.

Guarde em lugar seguro o comprovante de bagagem que você recebe no aeroporto de origem onde despachou as malas. Geralmente ele é colado no bilhete de embarque do ultimo trecho a realizar. É fundamental tê-lo caso algum inconveniente aconteça com sua bagagem.

No caso de extravio, provavelmente, a seguradora lhe dará algum valor para comprar o básico até que sua bagagem seja encontrada e devolvida. Esse valor varia de acordo com o plano de seguro contratado. Assim que for encontrada, sua bagagem será entregue no hotel em que estará hospedado, ou, se preferir, pode também retirá-la no próprio aeroporto.

No caso de avaria, você deve abrir um chamado com a própria companhia aérea. Tanto no caso de avaria, quanto no caso de não achar a bagagem, os trâmites e ressarcimentos serão realizados após o seu retorno e direto com a companhia aérea.

Informativo Renova Turismo

Os passageiros da Renova Turismo são orientados e acompanhados por tour leader para ajudar durante a viajem nessas e nas mais variadas situações.

2.160 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page