Sem dúvida alguma o Mar Morto é uma atração obrigatória para quem visita Israel e Jordânia. Esse sítio geográfico é mencionado diversas vezes na Bíblia, é lindíssimo de ser ver e fotografar, faz bem para a saúde e proporciona uma experiência inédita e relaxante com a água. Além disso, os resorts e receptivos ao redor das suas margens são excelentes. Veja só nessa galeria abaixo.
O Mar Morto está entre Israel e Jordânia, há 427 metros abaixo do nível do mar ecom profundidade máxima de 377 metros. Em meio ao deserto, ele tem cerca de dez vezes a concentração de sal que os oceanos, por isso é que a vida nele é praticamente impossível, e daí vem o seu famoso nome. Apesar do nome existe ao menos uma bactéria que vive nele, a Haloarcula marismortui. A extraordinária salinidade desse grande lago endorreico é responsável por sua característica mais conhecida, a flutuabilidade. Os turistas amam fotografar boiando e lendo um jornal em hebraico. Veja as fotos abaixo.
A lama de suas margens também é conhecida em todo mundo pelos efeitos terapêuticos à saúde e embelezamento do corpo. É normal ver as pessoas cobertas com ela da cabeça aos pés. Não deixe de fazer isso, pois a pele fica lisa e macia.
Desde muito tempo o homem obtém riquezas naturais do mar especial. O incenso usado no Templo Judeu continha o “sal sodomita”, retirado do Mar Morto. Hoje, grandes empresas como Ahava e Premier vendem muitos cosméticos com minerais e lama de lá. Vale a pena se preparar e levar dinheiro para investir nesses produtos. Eles são fantásticos. A Renova Turismo leva seus passageiros em lojas com especialistas que ensinam, indicam e deixam os clientes provarem os produtos.
Os raios do sol percorrem mais 1.200 pés para alcançar a região do Mar Morto, por isso os raios ultravioletas são filtrados e o oxigênio do ar é enriquecido a um ponto em que mesmo as peles mais claras ficam bronzeadas sem se queimar.
Algumas praias tem o solo coberto por pedrinhas de sal e por isso, a água revela-se num tom azul turquesa fantástico. Outras, por causa da utilização de lama pelos turistas, apresentam águas mais escuras. Em qualquer uma delas, a beleza é inegável tendo as montanhas da Judéia e as colinas da Jordânia como fundo. O nascer do sol no Mar Morto é imperdível e vale a pena acordar bem cedo para curtir esse momento, já que a água e o ar têm uma temperatura bem agradável, lembre-se que estamos em terreno desértico.
ORIGEM
Acredita-se que o Mar Morto já esteve conectado ao Mar mediterrâneo. Ele está acima da fenda Sírio-Africana, aquela que causa terremotos na região, na fronteira entre Israel e Jordânia.
Ao longo dos anos, a ligação com o Mediterrâneo secou e água salgada ficou depositada na fenda. Além disso, as Colinas da Judéia reduzem drasticamente a ocorrência de chuvas no local, entre 50 e 100mm por ano. Esse efeito é chamado rainshadow.
Apesar de alguns pequenos riachos desembocarem no Mar Morto, é o famoso rio Jordão sua principal fonte de água. O fato de não haver saída de água, não significa muita coisa, pois a evaporação é enorme. A captação da água do rio Jordão e a extração de minérios também colaboram para a redução de cerca de um metro por ano no nível do Mar Morto, já tendo perdido 35% da sua superfície entre 1954 e 2014. É possível ver no solo as marcas de onde a água estava, além dos receptivos e deques abandonados à centenas de metros das margens atuais.
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
O Mar Morto, Mar Salgado, Mar de Ló, Mar Oriental, Mar da Campina, Mar da Planície, Mar de Zoar, Mar de Aravá, Mar de Asfaltite.
Gênesis 14:3– Mar Salgado. batalha de Sidim
Deuteronômio 3:17– Mar da Campina.
Josué 15:5– Mar Salgado
2 Reis 14:25– Mar da Planície
Joel 2:20– Mar Oriental
Ezequiel 47:7-11– profecia que terá suas águas saradas, inclusive com fauna e flora
Zacarias 14:8– profecia que sairão águas de Jerusalém para o mar morto
DICAS
– Não entre com joias e acessórios e tome muito cuidado com câmeras, pois as águas do Mar Morto podem estraga-los.
– Beba bastante água.
– Nas praias cobertas por sal, é mais confortável usar um calçado tipo crocks.
– Entre na água devagar e sem causar respingos nos que estão ao redor.
– Não molhe o rosto e tenha muito cuidado com os olhos. Uma gota arderá muito.
– Não coloque água do Mar Morto na boca.
– A técnica para boiar é “sentar-se” lentamente sobre a água até se acomodar.
– Evite boiar de barriga para baixo, pois é mais difícil se levantar.
– Não é recomendado ficar mais do que 20 minutos dentro da água. Portanto, intercale esses períodos com uma ducha de água doce disponível nas praias.
– É normal sentir a pele coçar levemente, principalmente em regiões feridas.
👉🏼 Confira tambem os vídeos do Ministério do Turismo de Israel.