O Tabernáculo de Timna, emoção garantida em Israel


O Tabernáculo construído por Moisés à mando de Deus é objeto de estudos e pregações. Imagina-lo pode ser difícil. Ver uma réplica em São Paulo não é tão emocionante quanto ve-lo em meio às montanhas avermelhadas do deserto do Negev em Israel.

O Timna Park é um parque nacional que fica à cerca de trinta quilômetros de Eilat, cidade fronteiriça às margens do Mar Vermelho. A região tem a mesma formação geológica que Petra na Jordânia, portanto, apresenta montanhas e solo avermelhado por conta do cobre. Há, inclusive uma mina milenar no local. Também é possível ver a vegetação típica do deserto do Negev, sarças, acácias e tamareiras. Se você estiver com sorte verá também a fauna, como os ibex e raposas.

O Tabernáculo é o predecessor do Templo de Jerusalém e foi construído, sob todos os aspectos, conforme orientação divina. Dimensões, materiais, utensílios e usos foram minuciosamente descritos por Deus.

Por questões de custo, segurança e manutenção a réplica de Timna não utiliza os materiais originais como ouro, madeira de acácia e couro de animais. Isso não prejudica a intenção de educar sobre como era o tabernáculo original e muito menos diminui a emoção de estar naquele deserto e dentro do local Santo dos Santos do Tabernáculo.

O Exterior

Confesso que é emocionante ver ao longe aquela estrutura. Se você já estudou à respeito e gosta das história bíblicas, principalmente do êxodo hebreu, vai se sentir dentro da história, afinal, as montanhas e o ambiente árido de deserto do Negev são o palco original. O grande cercado desperta a curiosidade como despertava na antiguidade.

O Pátio Interno

Dentro do cercado, estão, além do Tabernáculo, o altar do sacrifício e a pia para purificação.

O Lugar Santo

Afastando as cortinas, você estará dentro do Lugar Santo com as dimensões e utensílios originais. Você verá o candelabro chamado Menoráh que representa a presença de Deus, a mesa para os doze pães que representam as tribos israelitas e o altar do incenso que representa a oração do povo de Deus.

O lugar Santo dos Santos

Repleto de mistério e temor, ficava separado por uma grossa cortina o lugar Santo dos Santos. Somente o sumo sacerdote adentrava nesse recinto. Dentro dessa divisão você verá a Arca da Aliança que guardava as duas tábuas dos Dez Mandamentos, o maná, a vara de Arão que florescera milagrosamente.

A réplica de Timna reserva muito conhecimento e, principalmente, momentos de forte emoção. Eu recomendo fortemente que você visite esse parque maravilhoso de Israel com a Renova Turismo!

Dr. Felipe Silva,

Cirurgião-dentista no Artesania⎪Studio Oral,

É amigo e viaja com Renova Turismo.

"Dr. Felipe considera que a terra de Israel foi agraciada pelo sobrenatural, pelo natural e pelo humano; é sem-segundo quando se trata de paisagens, história, religião e cultura; e oferece todos esses ingredientes àquele que a descreve, em um caldeirão que vem sido mexido e temperado há milênios por mãos humanas e divinas. Para ele, Israel é uma musa de inspiração que convida à sua contemplação e profusa tradução artística. Ele aceitou o convite."

#DrFelipeSilva #RenovaTurismo #Dicasdeviagem #Israel #Judeia #Deserto #Tabernáculo #Réplica #Timna #TimnaPArk #Negev #Moisés #PovodeIsrael

379 visualizações

Renova Turismo 

Rua Orlando Carpino, 326 - Campinas/SP

+55 19 3241-2424 - 19.99470.7207 - 19.99471.8930 - 19.99460.7704

contato@renovaturismo.com.br

 

© 2016 by Renova Turismo. Criação: Endorfina Design