top of page

Mar vermelho, o local da travessia.


A história da travessia milagrosa do povo hebreu através do Mar Vermelho sempre foi, ainda é e, acredito, que sempre será fascinante e intrigante. Além do tradicional caminho que passa por Jebel Musa, o Monte de Moisés ou o Sinai do Egito, outras rotas já foram sugeridas.

Em diversos locais, inscrições foram encontradas e atribuídas aos antigos hebreus daquela época. De qualquer forma, falta ainda muitas peças para esse quebra-cabeça, portanto, todas as explicações ainda são teorias.

Contudo, chama à atenção as descobertas e evidências de um médico anestesista, arqueólogo amador e adventista Dr. Ronald Wyatt. Apesar de muito questionado e desacreditado pela arqueologia profissional, sem sombra de dúvidas, ele encontrou e revelou muitas evidências para apoiar suas teorias sobre o povo israelita das épocas bíblicas. São centenas de fotografias e dezenas de horas de filme, além de suas anotações. o Dr. Wyatt acreditava que Moisés levou os hebreus através do Caminho ou Rota dos Reis.

Um dos locais mais cotados como sendo o da travessia está no Golfo de Ácaba, entre Egito e Arábia Saudita. Há muitas evidências que suportam essa teoria.

Pra começar, no lado egípcio, a praia de Nuweiba é um dos poucos, senão o único local que comportaria cerca de três milhões de pessoas com seus animais, despojos e pertences. Alem disso, o caminho até Nuweiba, parte da Rota dos Reis, situa-se entre duas "paredes" de altas montanhas. O que se encaixaria perfeitamente na estratégia de proteção de Deus, ou seja, os faraó e seus soldados estavam entre montanhas impossíveis de subir com bigas e separados do povo hebreu pelas colunas de nuvem (de dia) e fogo de noite).

Outro fato impressionante foi a descoberta nessa região de duas colunas em estilo fenício. Uma foi fotografada pelo Dr. Wyatt em 1978 na praia de Nuweiba, no Egito. Nela foi possível ler, ainda que as inscrições estivessem muito desgastadas, algumas palavras em hebraico antigo: Egito, Salomão, Edom, morte, faraó, Moisés, e o YHVH. No período que o moderno estado de Israel teve controle sobre o Sinai (1978-1982), soldados removeram a coluna que estava parcialmente submersa no Mar Vermelho para alem da estrada que margeia o mar. Em 2017 passei pela coluna memorial de Nuweiba e realmente é fantástico e emocionante imaginar aquele povo com Moisés fugindo dos egípcios e Faraó e deslumbrando o milagre da travessia.

Em 1984, foi encontrada a outra coluna memorial em melhor estado com descrevendo que foi erguida por Salomão em honra à YHVH. Algumas semanas após ser revelada, foi removida pela autoridade saudita e substituída por um tipo de placa indicativa. Ninguém sabe onde está guardada ou se foi destruída.

Fantástico não? Caminhar pelas terras Bíblicas com Egito, Jordânia, Arábia Saudita e Israel nos leva a imaginar de forma profunda e sensorial toda a história bíblica. Venha com a Renova Turismo viver essa emocionante e inesquecível aventura.

Cirurgião-dentista no Artesania⎪Studio Oral,

É amigo e viaja com Renova Turismo.

"Dr. Felipe considera que a terra de Israel foi agraciada pelo sobrenatural, pelo natural e pelo humano; é sem-segundo quando se trata de paisagens, história, religião e cultura; e oferece todos esses ingredientes àquele que a descreve, em um caldeirão que vem sido mexido e temperado há milênios por mãos humanas e divinas. Para ele, Israel é uma musa de inspiração que convida à sua contemplação e profusa tradução artística. Ele aceitou o convite."

19.607 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page