Se você não leu a primeira parte, pode acessa-la AQUI.
Sem dúvida, a Basílica da Natividade em Belém, na Judéia, é uma das mais importantes igrejas cristãs do mundo. Foi ali que se iniciou a trajetória terrena do filho de Deus. Além da importância religiosa, é maravilhoso estar num local tão antigo e cheio de histórias. Na Terra Santa, é fundamental a visita à esse importante santuário.
01 - Pátio externo da Basílica da Natividade.
Um grande pátio onde pode-se ver a Porta da Humildade e o Sino de Belém. Nesse local é possível ver pessoas de muitas nacionalidades. É comum os peregrinos fazerem fotos em grupo nesse pátio com a basílica ao fundo. Atualmente, a igreja esta passando por reformas.
02 - Porta da Humildade
Originalmente, a porta da Basílica da Natividade era um grande retângulo. Posteriormente, teve seu tamanho reduzido, passando a exibir a parte superior em arco. E a porta atual, é a menor de todas, um pequeno retângulo com 125 centímetros de altura, cuja finalidade inicial era impedir que se profanasse o local ao entrar montado em um cavalo. A tradição aproveitou-se do fato que as pessoas se curvam para entrar por ela, para nome-la como Porta da humildade.
03 - Nave do templo
Esse antigo templo, possui sinais de diversas culturas e eras. O piso bruto de pedras não é original, mas é possível ver parte do antigo pavimento, que era muito mais decorado e bonito. É possível ver colunas e afrescos e muitas luminárias e quadros, muitos dos quais presentes de czares e reis.
04 - Gruta da Natividade
A gruta da natividade fica abaixo do altar principal e não a vemos ao adentrar o templo. Suas entradas estão encobertas por duas paredes que possuem uma porta de acesso por onde as filas entram. A entrada é pela direta da gruta e a saída pela esquerda. A gruta perdeu a aparência original e é completamente revestida com mármore, pedras e tecidos. Uma estrela de prata com 14 pontas marca o local do nascimento. Muitos peregrinos se ajoelham para beijar e tocar a estrela do nascimento.
05 - Altar Principal
O Altar principal é aquele que fica acima da Gruta da Natividade. Logo que se adentra à Basília é possível vê-lo. É provável que no local onde está o altar, o imperador Adriano tenha erigido a imagem de Adonis para profanar os locais cristãos, no ano de 137 d.C.
06 - Sino de Belém.
Esse é o sino famoso nas cantigas de natal. Gravei-o no ano de 2011. Se desejar escutar, basta clicar aqui
07 - Convento Armênio
08 - Pátio do Convento Armênio
09 - Pátio do Monastério Grego Ortodoxo
10 - Monastério Grego Ortodoxo
11- Monastério Franciscano
12 - Pátio do Monastério Franciscano
13 - Gruta de São Jerônimo
Local onde viveu e foi sepultado, Gruta interessante onde São Jerônimo finalizou a tradução da Bíblia chamada Vulgata. O acesso à gruta é feito de dentro da Igreja de Santa Catarina. Nesta mesma caverna encontra-se a Gruta dos Inocentes, em memória às crianças de até dois anos que foram assassinadas a mando do Rei Herodes, que queria executar Jesus, quando soube de seu nascimento pelos magos.
14 - Igreja de Santa Catarina
Uma bela e mais moderna igreja dedicada a Sana Catarina de Alexandria, fica ao lado da Basílica da Natividade. É famosa por aparecer na TV durante a Missa do Galo.
Se você não leu a primeira parte, pode acessa-la AQUI.
"Dr. Felipe considera que a terra de Israel foi agraciada pelo sobrenatural, pelo natural e pelo humano; é sem-segundo quando se trata de paisagens, história, religião e cultura; e oferece todos esses ingredientes àquele que a descreve, em um caldeirão que vem sido mexido e temperado há milênios por mãos humanas e divinas. Para ele, Israel é uma musa de inspiração que convida à sua contemplação e profusa tradução artística. Ele aceitou o convite."