Qualquer pessoa que esteve em Jerusalém tem na memória a imagem icônica das sete cúpulas douradas ao estilo russo, em forma de cebola decorando o monte das Oliveiras. A Igreja Ortodoxa Russa de Santa Maria Madalena é um templo cristão com telhado estilo tenda e foi erguida pelo czar do antigo Império Russo Alexander II em 1886 em homenagem à sua mãe Maria Alexandrovna.
Dois santos martirizados, a grã-duquesa Isabel Feodorovna da Rússia e a freira Varvara Yakovleva e também a Princesa Alice de Battenberg, mãe do Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo estão enterrados nessa igreja.
A Comunidade Ortodoxa Russa tem por volta de 400 mil fieis na Terra Santa. A Igreja de Santa Maria Madalena abriga um convento feminino com trinta monjas de diversas nacionalidades, entre elas, russas, americanas, australianas, árabes, sérvias e romenas. As irmãs são muito talentosas e produzem artesanato para venda, como os famosos ovos russos do Getsêmani e produtos de uso interno como bordados e vestes rituais.
"Dr. Felipe considera que a terra de Israel foi agraciada pelo sobrenatural, pelo natural e pelo humano; é sem-segundo quando se trata de paisagens, história, religião e cultura; e oferece todos esses ingredientes àquele que a descreve, em um caldeirão que vem sido mexido e temperado há milênios por mãos humanas e divinas. Para ele, Israel é uma musa de inspiração que convida à sua contemplação e profusa tradução artística. Ele aceitou o convite."