top of page

Monte das Oliveiras: GRUTA DO GETSÊMANI


Ainda na porção norte do Monte das Oliveiras e Vale de Kidron, seguindo um pequeno corredor ao lado da igreja da ascensão da virgem Maria está a pequena gruta, parte natural, parte escavada, de dezenove por dez metros, chamada de Gruta do Getsêmani que está sob a guarda franciscana.

Acredita-se ser possível que essa gruta, originalmente com utilidade agrícula, tenha abrigado o Salvador e seus discípulos em Jerusalém. É provável que esse seja o local onde os 12 caíram no sono quando o Mestre lhes pediu para orar. A igreja fica bem próxima à pedra da agonia, onde é possível que Jesus tenha feito a famosa oração: "Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua." Lucas 22:42

O evangelho de Lucas diz que os dois lugares distavam cerca de "um tiro de pedra", ou seja, bem próximos. E é isso que vemos entre a Gruta do Getsêmani e a Igreja da Agonia.

O lugar é naturalmente adequado à oração, por isso, desde muito tempo, cristãos hebreus e bizantinos oram ali sem que houvessem construído algum templo acima da gruta. A tradição de que esse é o local da traição de Jesus por Judas e sua consequente prisão remonta ao século IV depois de Cristo.

Recentes restaurações trouxeram à luz afrescos pintados durante as cruzadas e pichações muito antigas de peregrinos. Céus, estrelas e três cenas bíblicas ja foram descobertos, sendo elas: a oração de Jesus no Jardim, Cristo com os apóstolos e o anjo consolando o Salvador.

Ainda dentro da gruta pode-se ver uma antiga cisterna, tumbas do século IV, um arcossólio e algumas inscrições muito antigas.

"Dr. Felipe considera que a terra de Israel foi agraciada pelo sobrenatural, pelo natural e pelo humano; é sem-segundo quando se trata de paisagens, história, religião e cultura; e oferece todos esses ingredientes àquele que a descreve, em um caldeirão que vem sido mexido e temperado há milênios por mãos humanas e divinas. Para ele, Israel é uma musa de inspiração que convida à sua contemplação e profusa tradução artística. Ele aceitou o convite."

955 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page