top of page

Monte das Oliveiras: TÚMULOS ANTIGOS


Nas fotos do Monte das Oliveiras e do Vale do Kidron três tumbas ou memoriais de aparência muito antiga chamam a atenção. Essas três construções ficam no sopé do Monte das Oliveiras, são antigas, interessantes e muito, mas muito controvérsias.

O monumento mais a norte, ficou famoso como o bíblico Memorial de Absalão ou Pilar de Absalão (E chamou aquela coluna pelo seu próprio nome; por isso até ao dia de hoje se chama o Pilar de Absalão.” 2 Samuel 18:18). Mas esse monumento já foi atribuído a Alexander Jannaeus, um rei judeu, ao sacerdote Zacarias, pai de João Batista e tio de Jesus, a um faraó desconhecido e, mais recentemente, Herodes Agripa. A arqueologia datou o monumento como sendo do primeiro século d.C. Portanto, esse memorial continua sendo mais um dos mistérios da Terra Santa.

O Túmulo da família sacerdotal Hezir, chama a atenção pela arquitetura antiga. O local é uma caverna funerária datada da época dos Hasmoneus, mas a fachada é posterior. Uma inscrição no na rocha cita os nomes de integrantes da família Hezir (I Cron. 24.15 e Nee. 10.20).

O monólito do profeta Zacarias, filho de Joiada, o sumo sacerdote nos tempos de Acazias e Joás de Judá (I Crônicas 24:20 a 22), é esculpido num bloco de pedra e não possui câmara mortuária. Chama a atenção pela parte superior em forma de pirâmide.

Para ver de perto esses lindos e antigos monumentos, você pode descer por uma escadaria vindo da cidade Velha de Jerusalem a partir do Monte Moriáh ou então por uma rampa que desce do Monte das Oliveiras.

523 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page