top of page

Monte das Oliveiras, muito para ver e se emocionar.

Atualizado: 15 de abr. de 2020

O Monte das Oliveiras é uma íngreme montanha que fica à leste da cidade velha de Jerusalém e serve de fronteira ocidental para o deserto da Judéia. Sua encosta mais famosa fica de frente para o muro oriental, Porta Dourada, Porta de Santo Estevão e, no tempo de Davi e de Jesus, de frente para o Templo judeu no Monte Moriáh.


Entre o Monte das Oliveiras e o Monte do Templo, existe o Vale de Kidron, também chamado Cedron ou ainda Vale de Josafá, onde corria o ribeiro de Kidron.


Palco de muitos acontecimentos bíblicos do passado e do futuro (em profecias), sua encosta ocidental é pontuada de sites arqueológicos, históricos e tradicionais ligados à profetas, reis e o próprio messias Jesus e seus discípulos.

Monte das Oliveiras

Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, de frente para o Templo… Mc. 13:3

Vou seguir o texto deixando, bem resumidamente, dicas de lugares que visitei e que recomendo aos peregrinos. Em postagens posteriores, certamente explorarei com mais detalhes cada site.

Subida Monte das Oliveiras


A primeira dica que deixo aqui é: se você planeja subi-lo, prepare-se pois a ladeira é acentuada. De qualquer forma, as recompensas ao longo do caminho fazem o esforço valer a pena, e muito!



A segunda dica é para antes de viajar. Clique em todos os links dessa matéria, leve alguma anotação à respeito dos versículos referentes. Se você é uma pessoa de fé, ler os trechos bíblicos em suas localizações geográficas é muito emocionante.

Vale do Kieron

01. Vale do Kidron, CLIQUE.

Lugar lindíssimo, cheio de oliveiras. Se você estiver com sorte, poderá ver alguém colhendo azeitonas como nessa foto ao lado. O Cedron é cheio de tumbas antigas e a igreja Franciscana Ortodoxa de Santo Estevão que guarda o local onde o primeiro diácono foi martirizado.

Tumbas Vale de Kieron

02. Memorial ou Pilar de Absalão, Túmulo da família Hezir, Túmulo de Zacarias, CLIQUE.

Essas três construções são antigas, interessantes e controvérsias. O monumento mais a norte, é tido como o bíblico Memorial de Absalão ou Pilar de Absalão (II Samuel 18.18). O Túmulo da família sacerdotal Hezir, chama a atenção pela arquitetura antiga. O Túmulo monólito do profeta Zacarias (I Crônicas 24:20 a 22) também é de muita importância para os Judeus.


Igreja da Ascensão de Maria

03. A Igreja da assunção e tumba de Maria, CLIQUE.

Essa igreja aos pés do Monte das Oliveiras esta construída sobre a gruta onde uma tradição diz ter sido depositado o corpo de Maria, mãe de Jesus, que não suportando a corrupção do pecado foi assunta ao céu. Documentos muito antigos (sec. II a IV) já mencionavam a tumba de Maria ao lado do Getsêmani.

Gruta do Getsêmani

04. Gruta do Getsêmani, CLIQUE.

Seguindo um pequeno corredor ao lado da igreja da ascensão de Maria, adentramos à gruta conhecida por ser o local da traição de Judas e prisão de Jesus. Acredita-se que o Messias passou algumas noites ali com seus discípulos.

Getsêmani

05. Getsêmani, CLIQUE 

Incrustado aos pés do Monte das Oliveiras está mundialmente conhecido Getsêmani. Uma parte do jardim é oferece uma visitação mais intimista, inclusive dando a liberdade de tocar e orar próximo às oliveiras. A outra parte, ligada à Igreja da Agonia, permite apenas o passeio ao redor das árvores, que são muito mais antigas, chegando a mais de dois mil anos de idade.

Igreja da Agonia

06. Igreja da Agonia ou de Todas as Nações, CLIQUE.

Conforme Lucas 22.41, a um tiro de pedra da gruta do Getsêmani está localizada a pedra da agonia. Acredita-se que sobre essa rocha Jesus fez a tão dolorosa oração que chegou a faze-lo suar gotas de sangue. Sobre o lugar está construída a bela e muitíssimo famosa Igreja da Agonia ou de Todas as Nações (pois foi financiada por diversos países).

Igreja Ortodoxa Russa de Santa Maria Madalena

07. Igreja Ortodoxa Russa de Santa Maria Madalena, CLIQUE.

Essa igreja atrai os olhares por causa de seu telhado estilo tenda e das sete cúpulas douradas ao estilo russo em “cebola”. Foi erguida pelo czar Alexander II.

Cemitério Judaico do Monte das Oliveiras

08. Cemitério Judaico do Monte das Oliveiras, CLIQUE.

Tomando boa parte do Monte das Oliveiras, o cemitério judaico ostenta o fato de ser um dos mais antigos do mundo com mais de 150 mil sepulturas. Os judeus acreditam que no dia do julgamento, quem estiver sepultado no Monte das Oliveiras ressuscitará primeiro. Assim, esforçam-se para serem ali sepultados com os pés voltados para o Monte do templo para que levantem-se direcionados para la. Hoje, para ser sepultado ali deverá desembolsar a quantia de dois milhões de dólares.


Dominus Flevit / Necrópolis do Monte das Oliveiras

09. Dominus Flevit / Necrópolis do Monte das Oliveiras, CLIQUE.

À meia subida dao Monte das Oliveiras, localiza-se a pequenina capela em forma de lágrima que marca o local e o momento em que Jesus contempla Jerusalém e chora por seus habitantes (Dominus Flevit = Mestre Chorou). Realmente ela oferece uma bela vista da cidade velha. No mesmo terreno pode-se ver parte de uma necrópolis com tumbas típicas do período do segundo Templo e também bizantinas.

Tumba dos profetas (Ageu e Malaquias)

10. Tumba dos profetas (Ageu e Malaquias), CLIQUE.

A tumba dos profetas Ageu e Malaquias é um lugar muito interessante para se conhecer. A tradição judaica diz ser esse o local de sepultamento de alguns dos profetas bíblicos como Ageu, Malaquias e Zacarias. Para saber mais a respeito clique nesse link.


Mirante do Monte das Oliveiras

11. Mirante do Monte das Oliveiras, CLIQUE.

Com vista de tirar o folego, daqui são tiradas as fotos mais famosas e conhecidas da cidade velha de Jerusalém. Imperdível, é sempre inserida pela Renova Turismo nas peregrinações.


Pater Noster

12. Pater Noster, CLIQUE.

Acredita-se estar nesse local uma das grutas onde Jesus ensinava seus discípulos. Nas paredes do convento pode-se ver azulejos contendo a famosa oração do Pai Nosso em diversos idiomas, inclusive em português e guarani.

Capela da Ascensão

13. Capela da Ascensão, CLIQUE.

Pequenina capela no alto do Monte das Oliveiras que marca a ascensão de Jesus aos Céus. É administrada por muçulmanos, inclusive com uma mesquita anexa. No seu interior, ha a pedra tradicional da qual Jesus ascendeu.

Dr. Felipe Silva

Tour Leader Renova Turismo.

Cirurgião-Dentista Artesania Studio Oral


"A longínqua e empoeirada Terra de Israel é o palco das histórias bíblicas. Sonho de milhares de pessoas, reserva emoções inesquecíveis a todos aqueles que aceitam com fé o seu chamado."

2.875 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page